A pele mista é a mais comum entre os brasileiros. Ela costuma ser mais seca na região das bochechas e mais oleosa em testa, nariz e queixo, região conhecida como zona T. Quem tem esse tipo de pele sabe o quanto é difícil mantê-la equilibrada. Por isso, estou aqui para falar das características e dar dicas de como cuidar desse tipo de pele!

A pele mista é na realidade a mistura de dois tipos de pele: oleosa e seca. Então, não se assuste se perceber que a pele tem poros dilatados e brilho excessivo ao mesmo tempo que está ressecada e sensível! Sabendo disso, já chamo sua atenção: quem tem esse tipo de pele ao mesmo tempo que precisa secar, precisa hidratar a pele.

Características da pele mista

 

 

  • Tem a oleosidade concentrada na zona T (testa, nariz e queixo);
  • Pode apresentar poros distendidos na zona T;
  • Apresenta cravos e espinhas concentrados na zona T;
  • A região da bochecha, ao redor da boca e olhos é mais seca, podendo até apresentar descamação.

 

Rotina de skincare para pele mista

Para a rotina skin care da pele mista deve-se evitar produtos muito adstringentes e muito cremosos. Devemos optar por produtos com sensorial mais leve como o sérum, gel e gel-creme. Além disso, produtos que são oil free é uma boa pedida para quem tem esse perfil de pele.

Então vamos aos passos dessa rotina:

  1. Limpeza da pele: opte por sabonetes syndet´s, pois eles têm o pH mais parecido com o da pele, ou seja, levemente ácido. São capazes de remover as impurezas e não afetam a barreira de proteção da pele.
  2. Dermocosméticos: eles precisam ter ação seborreguladora e também hidratante. Caso seja necessário, você pode aplicar um creme mais hidratante nas regiões mais sensíveis e ressecadas. Outra dica é aplicar uma loção adstringente somente na zona T antes de aplicar o dermocosmético. Dessa forma, você vai retirar o excesso de óleo da região antes de aplicar o “creme”.
  3. Proteção: toda pele, independente do perfil, necessita de proteção solar. Opte pelos produtos oil free!

Se você quiser uma avaliação, orientação de skincare e saber sobre os tratamentos indicados para esse tipo de pele,  entre em contato conosco. Pois, cada caso é um caso e cada idade tem uma necessidade. A conduta deve ser sempre individualizada e personalizada! =)