As características da pele oleosa são bem específicas. Por isso, vou te ajudar a identificar se a sua enquadra nesse tipo. Para assim, você adotar uma rotina de cuidados básicos com a pele, tendo o objetivo de diminuir a oleosidade excessiva e manter a hidratação. Ou seja, buscar o equilíbrio para a sua pele!

É muito comum pessoas com pele oleosa usarem somente dermocosméticos que ressecam a pele e esquecem de hidratá-la também. Este hábito é capaz de induzir o efeito rebote, que é a produção exagerada de sebo! Este efeito é um mecanismo de defesa da pele porque ao retirar toda a oleosidade da pele, afetamos a integridade da barreira de proteção da pele (o manto hidrolipídico). Portanto, para ter uma pele saudável é necessário ter, além de água, um pouco de gordura também.

Características da pele oleosa

Como eu disse em cima, esse tipo de pele tem características próprias que facilitam a sua identificação. Saiba quais são elas:

  • Presença de poros dilatados,
  • Geralmente é mais espessa (pele mais grossa),
  • Tem a aparência brilhante,
  • Tem presença de cravos e espinhas, podendo ser inflamatórias ou não.

Sabendo disso, vamos ter como objetivos de skincare limpar os poros, normalizar a produção de sebo, remover o excesso de oleosidade, reduzir o tamanho dos poros e diminuir a inflamação da pele.

Cuidados básicos:

  • Limpeza: é necessário lavar o rosto 2x ao dia (manhã e noite), não mais que isso, pois a remoção excessiva da oleosidade da pele pode causar o efeito rebote.
  • Hidratação: ela é importante para manter água na epiderme e manter a integridade da barreira de proteção da pele. Para este tipo de pele é importante escolher hidratantes de textura leve e não gordurosos. Muitos hidratantes já combinam na composição ativos seborreguladores e calmantes.
  • Afinamento da pele: é necessário introduzir na rotina skincare, dermocosméticos com ação queratolítica, ou seja, capazes de fazer uma esfoliação leve diária, removendo células mortas. Geralmente estes ativos também são capazes de remover o excesso de sebo e desobstruir os poros.
  • Fotoproteção: proteger a pele contra os raios solares é fundamental para a saúde da pele. Temos disponível no mercado muitos protetores oil free que são indicados para esse tipo de pele.