A acne é uma dermatose crônica que afeta o folículo pilossebáceo, composto pelo folículo piloso (que contém o pelo) e pela glândula sebácea. Ela pode afetar tanto mulheres quanto homens, jovens e adultos. Além disso, pode trazer sérios problemas emocionais, impactando na diminuição da autoestima e qualidade de vida da pessoa. Por isso, resolvi falar um pouco mais sobre esse assunto e sobre os tratamentos para a melhora do quadro da acne.

Causas da acne:

A acne sofre influência de 4 fatores para o seu aparecimento, são eles:

  • Hiperprodução sebácea,
  • Colonização bacteriana,
  • Inflamação do folículo,
  • Hiperqueratinização folicular
  • O estresse e os hábitos alimentares podem agravar o quadro.

Vou explicar para você detalhadamente cada um desses fatores. Começamos pela hiperprodução sebácea. Em outras palavras, temos um funcionamento exagerado das glândulas sebáceas que, por sua vez, aumentam a secreção de sebo. Como consequência, há o aparecimento das espinhas. Esse fator tem grande influência dos hormônios andrógenos.

Com o aumento de secreção de sebo, o ambiente torna-se propício para a proliferação de uma bactéria que tem afinidade por gordura (Propionibacterium acnes). Essa bactéria pode irritar a região, gerando uma inflamação local (inflamação folicular). Como resultado, há o surgimento das famosas espinhas inflamatórias! Certamente esse motivo é o que atinge a maioria das pessoas que sofrem com a acne.

Veja abaixo uma foto explicando esse processo:

acne

Além disso, a hiperqueratinização folicular também contribui para o aparecimento da acne, pois, através da descamação de células queratinosas, há uma obstrução do folículo (tampão). Junto à isso, com o passar do tempo, o folículo vai aumentando de tamanho pelo acúmulo de lipídeos, bactérias e fragmentos celulares, consequentemente há o aparecimento dos famosos cravos!

Depois de te explicar como surgem as espinhas e os cravos, vamos aos tratamentos! =)

Tratamentos 

Os tratamentos da acne devem envolver todos os fatores que contribuem para o seu aparecimento. Por exemplo: controlar a hiperqueratose, diminuir a produção de sebo, reduzir a população bacteriana e a inflamação. Para isso, precisamos manter a pele limpa, buscar o equilíbrio entre água e óleo e evitar o acúmulo de células mortas!

Aqui na clínica temos excelentes tratamentos que vão te ajudar, são eles: limpeza de pele e os peeligns faciais!

A limpeza de pele profissional é certamente o tratamento mais importante capaz de manter a saúde da sua pele. Pois na sessão, conseguimos eliminar as impurezas, diminuir o excesso de oleosidade, devolver nutrientes e remover células mortas. Para manter a pele limpa, indicamos fazer 1 vez por mês este tratamento.

Já os peelings faciais, precisamos analisar qual é mais indicado para a sua pele, pois temos os peelings químicos e físicos. Porém, eles tem os benefícios de diminuir a oleosidade, combater a inflamação e retirar o excesso de células mortas.

Graus mais severos de acne é necessário entrar com antibióticos orais, tratamento hormonal, isotretinoina oral, ou a combinação entre eles. Para essa prescrição é necessário avaliação do médico dermatologista.